FIFA desiste de suspender Nigéria

Zurique, Suíça (PANA) - A FIFA, entidade reguladora do futebol mundial, desistiu do seu plano de proibir a Nigéria do futebol internacional, citando a promessa do Governo nigeriano de cumprir o protocolo que vincula os países-membros do órgão.

Na semana passada, a FIFA deu à Nigéria até segunda-feira, 20, para garantir que a direção devidamente eleita da Federação Nigeriana de Futebol (NFF), liderada por Melvin Amaju Pinnick, exerça as suas funções sem nenhuma "interferência indevida" do Governo.

Ameaçou proibir o país indefinidamente do futebol internacional se o Governo não cumprisse com os termos do protocolo em causa.

Numa carta divulgada segunda-feira, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) afirma que recebeu garantias do Governo nigeriano de que a NFF, liderada por Pinnick, vai continuar a gerir o futebol nigeriano "sem qualquer obstáculo".

“Diante dessas circunstâncias, a FIFA considera que as condições estabelecidas pela decisão da Mesa do Conselho da FIFA já foram cumpridas e, consequentemente, a suspensão da NFF não produzirá efeitos", refere a carta.

A instância reitora do futebol mundial sublinha, contudo, que "continuará a acompanhar de perto a situação para garantir que as regras e regulamentos da FIFA sejam totalmente cumpridos".

Pouco antes, a Presidência nigeriana, através do assistente especial do Vice-Presidente para a Imprensa e Publicidade, Laolu Akande, disse que reconheceu a Mesa da Assembleia da NFF liderada por Pinnick como a direção autêntica da federação.

Akande postou na sua conta Twitter que o Governo Federal já transmitiu a sua posição à FIFA, acrescentando que o Executivo continuará a trabalhar com as partes interessadas para resolver a disputa da federação no devido tempo.

“O Governo Federal já transmitiu à FIFA a sua firme posição de reconhecer a NFF, liderada por Amaju Pinnick, como a atual e única direção da NFF. O Governo também continuará a trabalhar com todas as partes interessadas para resolver a disputa em tempo útil", indicou.

-0- PANA VAO/IZ 21agosto2018

21 أغسطس 2018 17:05:36




xhtml CSS