FIFA autoriza Qatar a organizar Mundial de 2022

Dakar, Senegal (PANA) – O Comité de Ética da Federação Internacional de Futebol (FIFA) absolveu o Qatar das acusações de corrupção para se atribuir a organização do Mundial de futebol de 2022.

O Emirado pode então doravante consagrar-se totalmente aos preparativos para acolher o maior evento desportivo do mundo com os Jogos Olímpicos pois o Comité de Ética  rejeitou qualquer ideia de retomar o processo de atribuição desta competição.

No termo dum inquérito de vários meses dirigido por um ex-procurador-geral norte-americano, Michael J.Garcia, o Comité de Ética indica ter notado « comportamentos duvidosos » mas não de corrupção,  relativos à atribuição da organização do Mundial de 2022 ao Qatar como à do Mundial de 2018 à Rússia,  país igualmente visado pelas alegações de corrupção.

Para a FIFA,  este caso foi arquivado e o Qatar pode então dar um suspiro de alívio por ter passado muito perto  da etapa correcional.

"Será que os adversários do Qatar, para a organização do Mundial, vão ficar de braços cruzados ?  Nada está muito menos certo. Para os fazer calar definitivamente, o Emirado deverá com certeza esforçar-se para resolver  de forma definitiva a questão das difíceis condições dos trabalhadores migrantes nas obras de construção para o evento", comentam observadores.

A questão da organização da competição no verão ou no Inverno parece mais fácil de resolver  pois o Qatar se declarou aberto a todas as opções, afirmaram.

-0- PANA JSG/IBA/FK/DD  15nov2014

15 Novembro 2014 12:46:34




xhtml CSS