Agência Panafricana de Notícias

FIDH saúda paridade nas listas eleitorais na Tunísia

Paris, França (PANA) – A Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH) qualificou quarta-feira de “primeira grande decisão no mundo árabe e mesmo noutras regiões" a que consagra a paridade nas listas eleitorais votadas pela Alta Instância Tunisina encarregue de preparar as eleições da Assembleia Constituinte.

A Alta Instância encarregue de preparar as eleições da Assembleia Constituinte tunisina previstas para 24 de julho próximo votou, segunda-feira, por uma larga maioria, a paridade nas listas eleitorais.

A decisão prevê que todas as listas devem imperativamente ser paritárias e fazer figurar em alternância candidatos homens e mulheres. Ela prevê igualmente a invalidação da lista se a paridade não for respeitada.

"A Tunísia demostrou por esta votação que não há democracia sem igualdade. Trata-se agora de ir até ao fim e levantar todas as reservas emitidas à Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher”, declarou a presidente da FIDH, Souhayr Belhassen, num comunicado transmitido à PANA em Paris (França).

-0- PANA BM/TBM/MAR/IZ 13abril2011