FIDA financia com $ 15 milhões luta contra pobreza em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) vai atribuir a Cabo Verde 15 milhões de dólares americanos para financiar o terceiro ciclo do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza no Meio Rural (PLPR) no arquipélago, soube-se terça-feira na Praia de fonte segura.
A garantia do financiamento do PLPR foi dada pelo encarregado de programas do FIDA junto de Cabo Verde, Mohamed Mausuri, no final de uma missão de avaliação do segundo ciclo do programa que até agora contemplou as ilhas de Santiago, Fogo, Brava, São Nicolau e Santo Antão e que será alargado a outras ilhas do arquipélago.
A promoção socioeconómica dos grupos desfavorecidos é grande aposta do PLPR, uma das componente do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza (PNLP) em Cabo Verde.
O seu objectivo é elevar o nível de escolaridade e a qualificação profissional das camadas da população mais pobre nas zonas rurais de forma a criar condições de acesso ao emprego e auto-emprego, sobretudo às mulheres e aos jovens.
De acordo com o coordenador do PNLP, José Maria Veiga, a missão do FIDA, para além de ter constatado o "sucesso" do PLPR, chegou também à conclusão da necessidade do alargamento do programa a outras zonas rurais pobres do país, nomeadamente, os concelhos de Santiago, que ainda não tinham sido contemplados.
O responsável do PNLP fez saber ainda que a missão constatou, no terreno, que os pobres estão no centro das atenções do Executivo cabo-verdiano e que os recursos colocados à disposição dos mais necessitados foram muito bem geridos.
O PLPR em Cabo Verde arrancou em 2000 com 60 associações comunitárias e neste momento abrange 161 organizações, atingindo mais de sete mil pessoas.

31 Julho 2007 12:35:00


xhtml CSS