Festival internacional de teatro traz a Cabo Verde grupos de quatro continentes

Praia, Cabo Verde (PANA) - A 19.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), que se inicia na quinta-feira, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai contar, pela primeira vez, com a participação de grupos dos quatro continentes do globo (África, América, Ásia e Europa), apurou a PANA de fonte da organização do certame.

Nesta edição do Mindelact 2013, que vai decorrer de 5 a 14 de setembro corrente, estão previstos, para os 10 dias de teatro, 35 espetáculos, alguns dos quais em estreia absoluta.

Este ano, o festival, considerado um dos melhores de África, contará, pela primeira vez, com o grupo do continente asiático, a Companhia de Teatro de Macau "PointViewArt", considerada uma das melhores companhias de teatro do mundo e que vai ser homenageada pelos organizadores do certame.

De Angola vem o grupo Elinga, que participa no Mindelact pela quinta vez, e que vai apresentar a peça  "As Bondosas".

Por seu turno, de Portugal está programada a participação de Paulo Laje, que apresenta a peça "Branca de Neve", de Robert Walser, enquanto a companhia Os Satyros, com a peça "Inferno na Paisagem Belga", é a convidada do Brasil.

França estará representada pela peça "Magic Dust", da companhia Azhar.

A organização do festival anunciou ainda que, nos 10 dias de teatro, haverá cinco companhias nacionais que subirão ao palco principal no Auditório do Centro Cultural do Mindelo.

Nesta edição, o festival terá estreias absolutas, destacando-se a peça "Adão e Eva", da Companhia Sikinada, da Cidade da Praia, com o texto original escrito pelo ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa.

A peça "Tempêstad", uma versão crioula de um texto de William Shakespeare, também consta do leque das grandes estreias na programação de 2013 e é uma coprodução do Grupo do Centro Cultural do Mindelo e do grupo CraqOtchod.

O presidente do Minelact, João Branco, considera que este ano o ponto alto do evento, que conta com a parceria do Ministério da Cultura do arquipélago, será a realização do primeiro Encontro Internacional dos Programadores das Artes Cénicas, no dia 9, e que terá a participação de países como Portugal, Brasil, Itália, Espanha e Angola.

João Branco destaca que, no âmbito deste projeto, os agentes teatrais cabo-verdianos terão a oportunidade de fazer intercâmbios com os convidados vindos do estrangeiro “com o objetivo único de internacionalizar o teatro cabo-verdiano”.

Neste âmbito, haverá um conjunto de encontros entre agentes de teatro com programadores cabo-verdianos e produtores teatrais de países que são referência nesta área.

Do programa do Mindelact 2013 consta ainda o festival off, teatro de periferia que vai acontecer na localidade de Ribeira de Craquinha e na cadeia Central da Ribeirinha, ambas situadas nos arredores da cidade do Mindelo, bem como demonstrações de teatro de rua.

Na programação também está prevista a teatrolândia, performance de ações de formação de oficina prática de cenografia, escrita criativa e ciclo internacional de Contadores de história que tem tido presença habitual ao longo destes 19 anos do Mindelact.

-0- PANA CS/IZ 04set2013

04 Setembro 2013 11:50:13


xhtml CSS