Festival do cinema africano de Luxor realiza-se este mês

Cairo, Egito (PANA) – O diretor da Autoridade do Desenvolvimento Turístico do Egito, Sami Mahmoud, indicou que este órgão vai patrocinar a quinta edição do Festival do Cinema Africano de Luxor (FCAL) previsto de 17 a 23 de março corrente, em que a Côte d'Ivoire será a convidada de honra e participarão 50 países africanos e europeus.

Numa declaração segunda-feira, Mahmoud indicou que estarão presentes no Festival vários embaixadores africanos e de outros países do mundo, bem como figuras do cinema africano e do mundo, sublinhando que esta edição será dedicada à memória do ator egípcio Omar Charif, do crítico do cinema marroquino Mustapha Misnaoui e do realizador iivoiriense Henri Dobar.

Vários atores e homens do cinema provenientes de numerosos países dos quais os Estados Unidos, a Etiópia, o Senegal e o Burkina Faso são esperados no festival, num total de
385 convidados e jornalistas.

O FCAL é um dos mais importantes projetos de jovens atores independentes. Ele nasceu duma ideia do roteirista Seydi Foued, após uma ausência total do cinema africano no Egito e a falta de atividades culturais na região de Luxor, que exige uma descentralização das atividades artístícas do Cairo e de Alexandria para a cidade de Luxor.

A Sociedade dos jovens artistas independentes iniciou as suas atividades em 2010.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/CJB/IZ 08março2016

08 Março 2016 23:32:40


xhtml CSS