Festival de Oceano índico realizar-se-á nas Ilhas Maurícias

Port-Louis- Ilhas Maurícias (PANA) -- A primeira edição do Festival cultural do Oceano índico terá lugar na Ilhas Marícias de 29 de Abril à 4 de Maio, anunciou a directora da SEREC Organisation, Laure Soobrayen, encarregue da organização do evento.
Segundo Laure Soobrayen, o encontro reagrupará, nas áreas da dança e música, mais de 150 artistas vindos das Ilhas Maurícias e de outras regiões, como os Comores, Madagáscar, Seycheles e Reunião.
Além dos professionais, revelou a directora de CEREC Organisation, haverá igualmente novas descobertas pertecentes à diversas tendências, que vão do tradicional ao modernismo.
"Estes artistas serão escolhidos pelos conselhos regionais criados nos seus respectivos paises, entre 15 de Janeiro e finais de Fevereiro", disse Soobrayen, acrescentando que o festival articular- se-á à volta de seix grandes espectáculos, para além de uma exposição sobre os instrumentos musicais.
Para o ministro maurício das Artes e Cultura, Motee Ramdas, conseguir este primeiro festival é um verdadeiro desafio "por uma razão ligada ao seu financiamento".
Oficiais do ministério explicaram à PANA que, se o festival não se realizar agora, a Comissão do Oceano índico (COI) perderá o seu financiamento de 253 mil Euros, concedidos pela União eruropeia (UE).
"Será preciso então esperar em Março de 2004 para se fazer um novo pedido de financiamento", salientaram.
Em Port-Louis, recorde-se, o festival estava previsto para o ano transacto en Madagáscar, mas foi anulado e a sua ex-directora, Mina Rad, exonerada posteriormente.

08 Janeiro 2003 18:32:00


xhtml CSS