Festival das invenções ciêntificas africanas em Conakry

Paris- França (PANA) -- Um festival destinado à promoção das invenções africanas dos tempos antigos e modernos (FIPIATAM) deve realizar-se no primeiro trimestre do próximo ano, em Conakry, anunciou terça-feira em Paris o presidente da Associação dos guinenses residentes no estrangeiro (AGRE).
"Contactámos as autoridades guinenses para que o seu país albergue este festival.
Manifestaram um vivo interesse que nos conforta na possibilidade de organizar a primeira edição do FIPITAM no início do próximo ano em Conakry", afirmou Lanciné Camara numa conferência de imprensa.
Segundo Camara, que precisou que a manifestação será bienal, este novo festival pretende tornar-se num espaço de pesquisa e invenções científicas africanas que, por falta de um quadro apropriado, ficaram "desconhecidos e marginalizados".
Desejou que o FIPIATAM, que não ambiciona transformar-se em banco de financiamento da pesquisa em África, "sirva para dar a Negros uma outra imagem que a de pessoas que só sabem correr, dançar, cantar ou jogar futebol".
Interrogado sobre este projecto, o universitário Boubacar Bâ reagiu favoravelmente, estimando que o FIPIATAM pode ajudar a sair da invenção africana do "ghetto" onde os problemas do financiamento a mantêm.
"Hoje, os inventores africanos e os cientistas de um modo geral trabalham cada um do seu lado.
Não têm a ocasião de se comunicar entre eles.
Um festival como este vai romper este isolamento e lhes permitir partilhar as suas experiências", precisou o professor Bâ, que ensinou matemática nas universidades de Abidjan, Antanarivo, Dakar e Niamey.
Encorajou o festival a discutir questões do financiamento da pesquisa, para dar aos africanos, que não têm o estatuto de cientista, a ocasião de expor eles também as suas invenções.
"É o caso do nigeriano que acaba de inventar uma bicicleta de madeira.
Pessoas como ele, existem aos milhares em África.
É preciso que sejam conhecidos do público através de manifestações como o FIPIATAM", disse ainda Boubacar Bâ.

01 Outubro 2003 14:56:00


xhtml CSS