Federação Togolesa de Futebol sob tutela da FIFA

Lomé, Togo (PANA) - A Federação Togolesa de Futebol (FTF), na sequência de dissensões e da inexistência legal de direção, está sob tutela da Federação Internacional de Futebol (FIFA) até novembro de 2015 para a organização de novas eleições, soube a PANA de fontes desportivas em Lomé.

Segundo a decisão da FIFA, um comité de normalização designado pela instância reitora do futebol mundial vai proceder à revisão dos estatutos da FTF e à organização das eleições para escolher os membros da direção executiva.

O comité de normalização é liderado pelo antigo ministro togolês dos Desportos, Antoine Folly.

Em 2009, quase o mesmo caso obrigou a FIFA a colocar sob tutela a FTF e culminou na eleição em 2010 da direção cessante dirigida por Gabriel Améyi para um mandato de quatro anos.

Há vários anos, uma crise grave está a abalar a FTF e vários membros da direção demitiram-se para protestar contra a "gestão calamitosa" do futebol por Gabril Améyi, nomeadamente práticas nocivas, malversações e divergências internas.

A Assembleia Geral para preparar a eleição da nova direção foi várias vezes adiada enquanto a direção cessante concluiu o seu mandato a 4 de novembro último.

A nova reunião prevista para 6 de dezembro passado para resolver a questão da eleição foi de novo adiada sine die, já que a 4 do mesmo mês, 48 horas antes deste encontro, o presidente da FTF, Gabriel Améyi, foi detido durante vários dias pela Polícia por burla após o seu regresso duma viagem a Malabo, na Guiné Equatorial.

-0- PANA FAA/TBM/IBA/FK/TON  22dez2014

22 Dezembro 2014 11:36:02




xhtml CSS