Agência Panafricana de Notícias

Federação Nigeriana de Futebol demite selecionador da equipa nacional

Lagos, Nigéria (PANA) - O selecionador da equipa dos Super Águias da Nigéria, Samson Siasia, foi demitido das suas funções pela Federação Nigeriana de Futebol (NFF), soube a PANA de fontes concordantes.

Segundo as fontes, o Comité Executivo da NFF vai reunir-se, na próxima semana, para proceder à substituição de Siasia.

Além disso, o site desportivo MTNFootball.com, que divulgou a informação, relata as declarações dum alto responsável da NFF precisando que a decisão foi tomada por unanimidade pelo Comité Executivo da Federação, dirigido pelo presidente Aminu Maigari.

A Comissão Técnica da Federação recomendou, no início do mês, a demissão de Siasia por falhar a qualificação da Nigéria para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2012.

Contratado em novembro de 2010 com o objetivo mínimo de qualificar a Nigéria para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações que vai decorrer no Gabão e na Guiné Equatorial, Samson Siasia não conseguiu realizar este objetivo, depois de a sua equipa empatar (2-2) contra a Guiné em Abuja, quando necessitava duma vitória para se qualificar.

A escolha de Samson Siasia para dirigir a equipa de futebol dos Super Águias beneficiou da sua popularidade junto dos adeptos de quem era ídolo, por ter conduzido o país à final do Mundial de Sub-20 em 2005 e à final dos Jogos Olímpicos de Beijing de 2008.

Contudo, ele parecia ter dificuldades para controlar as estrelas internacionais que povoavam a equipa nacional, indo até a querelas públicas com dois dos seus pupilos, Osaze Odemwingie e Vincent Enyeama.

-0- PANA PR/VAO/ASA/SSB/MAR/IZ 30out2011