Agência Panafricana de Notícias

Faleceu politico cabo-verdiano José Augusto Fernandes

Praia, Cabo Verde *PANA) - O ex-presidente do Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS), sem assento parlamentar, José Augusto Fernandes, faleceu, aos 62 anos de idade, segunda-feira, na cidade da Praia, vítima de doença prolongada, apurou a PANA de fonte segura.

Natural da ilha de Santiago, José Augusto Fernandes, presidente do PTS de outubro de 2015 a agosto de 2021, estava na vida política ativa em Cabo Verde desde 2008, altura em que concorreu às eleições autárquicas no município da Ribeira Grande de Santiago, enquanto candidato independente, contando, na altura, com o apoio político da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Em 2011, fez parte da lista do PTS para a região de Santiago Norte e, em 2012, foi candidato deste partido à presidência da Câmara Municipal da Praia.

Em 2016, já na qualidade de líder do PTS, liderou a candidatura no círculo de Santiago Sul.

Nascido a 19 de agosto de 1959, em Ribeirão de Cal, no concelho de São Domingos, na ilha de Santiago, José Augusto Fernandes, antes de entrar na vida política, em 2001, fundou a Organização de Apoio aos Estrangeiros em Cabo Verde (OAE-CV).

O objetivo desta estrutura foi defender imigrantes contra a xenofobia, o racismo e maus-tratos, bem como apoiar estrangeiros na obtenção de autorização de residência e da nacionalidade cabo-verdiana.

Foi na qualidade de presidente da OAE-CV que o falecido exerceu o cargo de comissário da Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania (CNHDC), de 2006 a 2008.

Numa primeira reação ao falecimento do seu antigo líder, a direção do PTS manifestou o seu pesar pela sua morte, sublinhando que o mesmo foi um servidor público e líder político.

José Augusto Fernandes entregou-se à política nacional de forma destemida, tranquila, pacífica e alegre, e o partido sente muito esta perda, disse.

Zé Augusto, como era chamado, foi a pedra fundamental para a continuidade do PTS em Cabo Verde e o seu firmamento aqui no círculo de Santiago Sul, desde 2015 quando se tornou presidente.

“Esta perda não é somente dos seus familiares, sua mãe, esposa, seus filhos e irmãos, para os quais endereçamos toda a nossa  força e solidariedade, mas também é uma grande perda para a atual direção do PTS, da Política Nacional e dos seus amigos”, lê-se na nota.

Lamentando a “inesperada partida”, nova direção disse comprometer-se a “conservar, com ação e trabalho, o pensamento do José Augusto que sempre foi a justiça e a dignidade social, um homem bom, simples, um cidadão inteligente, pensador cabo-verdiano, que teve muitos desafios na vida, que sempre soube olhar para o outro com um olhar solidário.”

-0- PANA CS/DD 26outubro2021