FNUAP concede $ quatro milhões ao Congo para apoiar política de género

Brazzaville, Congo (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) vai conceder em 2011 um bilião 900 milhões de francos CFA (cerca de quatro milhões de dólares americanos) ao Congo para apoiar a política do género levada a cabo pelo Governo deste país, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial em Brazzaville.

Um memorando de entendimento acaba de ser assinada em Brazzaville entre o representante do FNUAP no Congo, David Lawson, e a ministra congolesa da Promoção da Mulher e Integração no Desenvolvimento, Jeanne Françoise Lékomba Loumeto.

"A assinatura deste acodo é a expressão da excelente cooperação que existe entre o Governo do Congo e o FNUAP. É um acordo que rege as modalidades operacionais da nossa cooperação. Este envelope é o maior montante concedido na história da nossa cooperação", indicou David Lawson.

Neste acordo, está previsto o apoio à implementação da lei sobre a paridade nas funções eleitivas, administrativas e políticas das mulheres congolesas.

As duas partes pretendem prosseguir com os seus esforços para a formação das jovens mães solteiras, a luta contra as gravidezes precoces, o apoio às mulheres autóctonas, bem como a luta contra as violências sexuais.

Em 2010, o FNUAP apoiou a execução da política nacional do género, nomeadamente no tocante ao reforço das capacidades da autonomização das mulheres e das raparigas vulneráveis através da formoção em atividades geradoras de rendimento e do apoio às mulheres rurais.

-0- PANA MB/TBM/CJB/DD    21fev2011

21 فبراير 2011 19:39:00


xhtml CSS