FNUAP apoia mobilização de mulheres para eleições autárquicas no Congo

Brazzaville, Congo (PANA)   - O representante residente do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) no Congo, David Lawson, anunciou em Brazzaville o apoio da instituição aos meios de mobilização das mulheres congolesas para as eleições locais previstas para junho próximo.

Durante uma reunião com a ministra congolesa da Promoção da Mulher e Integração da Mulher no Desenvolvimento, Catherine Embondza Lipiti, Lawson recordou a importância da adoção da lei sobre a paridade nos postos políticos, eletivos e administrativos, conforme ao compromisso assumido pelo Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, em agosto de 2010.

‘’A adoção desta lei terá um efeito dinámico não apenas permitindo uma maior participação das mulheres nas instâncias de tomada de decisão, como também em toda  sociedade congolesa, valorizando e reconhecendo o seu lugar no desenvolvimento nacional do Congo’’, disse David Lawson.

Ele comprometeu-se igualmente a prosseguir o apoio à mobilização e à participação feminina, incluindo das autótones, nas eleições locais de 2013.

No Congo, as mulheres estão sub-representadas nas instituições políticas. Por exemplo, apenas 10 mulheres, todas membros do Partigo Congolês do Trabalho (PCT), o partido no poder), têm assento na Assembleia Nacional num total de 139 deputados, indica-se.

-0- PANA MB/AAS/SOC/CJB/TON   16fev2013

16 Fevereiro 2013 18:03:18


xhtml CSS