FNUAP apoia melhoria dos cuidados de saúde em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) entregou terça-feira ao governo cabo-verdiano um conjunto de materiais destinados a apoiar as autoridades cabo-verdianos a melhorar a prestação dos cuidados de saúde no arquipélago, apurou a PANA de fonte segura.
A entrega deste novo conjunto de materiais inscreve-se no âmbito do quarto programa de cooperação do FNUPA com Cabo Verde, avaliado em cerca de 2,5 milhões de dólares e que cobre o período 2002-2006.
A receber oficialmente este donativo, o ministro cabo-verdiano do Estado e da Saúde, Basílio Ramos, salientou que os equipamentos agora recebidos vão contribuir muito para a melhoria dos cuidados de saúde, principalmente da saúde reprodutiva, em Cabo Verde.
Segundo salientou, os equipamentos agora recebidos vão permitir satisfazer "a duas valências extremamente importantes para a política de saúde do governo cabo-verdiano: por um lado, o rastreio do cancro ginecológico, nomeadamente o cancro do colo do útero e, por outro lado, eles vão permitir às autoridades sanitárias realizar uma experiência piloto no que concerne à saúde reprodutiva de jovens, no meio rural e urbano, e que poderá depois ser generalizado a nível do país".
Por sua vez, a representante do FNUAP para Cabo Verde e Guiné- Bissau, Marilene François, salientou o facto dos materiais permitirem também um maior apoio à saúde materna, ao planeamento familiar e ao combate às infecções ginecológicas, bem como na prevenção do cancro do colo do útero na mulher.
De salientar que 60 por cento do montante do programa do FNUAP em Cabo Verde, no período acima referido, irão ser aplicados no domínio da saúde.

12 Fevereiro 2003 11:36:00


xhtml CSS