FAO organiza 2º simpósio internacional sobre agroecologia

Roma, Itália (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) vai organizar um segundo simpósio internacional sobre a agroecologia, em Roma, na capital italiana,  de 3 a 5 de abril de 2018, segundo um comunicado da agência onusina publicado esta terça-feira.

O simpósio vai reunir 400 decisores, especialistas da agroecologia, professores universitários, representantes de Governos, da sociedade civil, do setor privado e das agências onusinas com vista a discutir sobre as políticas e as ações a adotar para apoiar o desenvolvimento da agroecologia.

O comunicado informa além disso que a agroecologia é essencial para a transformação da alimentação e dos sistemas agrícolas e suscita cada vez mais interesse no mundo.

A agroecologia aplica os conceitos sociais e ecológicos e outros princípios ao sistema de produção agrícola, centrando-se nas interações entre as plantas, os animais, os seres humanos e o ambiente.  

"É uma iniciativa importante para apoiar o desenvolvimento agrícola sustentável a fim de garantir uma segurança alimentar e uma nutrição de qualidade para hoje e amanhã", refere o documento.

Segundo a FAO, práticas agroecológicas com sucesso e de qualidade podem ser descobertas no mundo, oferecendo assim soluções viáveis e adaptadas aos desafios planetários.

O simpósio vai refletir sobre a identificação das necessidades, dos problemas e das oportunidades para promover as políticas agroecológicas, as práticas e os investimentos.

De acordo com o comunicado, uma iniciativa dirigida pela FAO para aumentar o desenvolvimento da agroecologia será objeto de discussão e será lançada antes do encerramento ministerial do simpósio.

-0- PANA PR/MA/BAD/BEH/FK/IZ  28março2018

28 march 2018 11:20:56


xhtml CSS