FAO lança quadro para gestão da água na agricultura

Lagos, Nigéria (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agriculltura (FAO) propôs um novo quadro para a gestão da água na agricultura, sublinhando a importância das áreas em que as políticas e a ação deverão concentrar-se.

No entender da FAO, a seca em algumas partes do mundo alterou a produção mundial de cereais, contribuiu para a subida dos preços dos produtos alimentares quase em cada dois anos desde 2007 e ressaltou a necessidade de transformar o modo como a água está a ser utilizada e desperdiçada.

Esta constitui uma das mensagens transmitidas pela FAO num relatório divulgado esta semana durante a Semana Mundial da Água, em Estocolmo (Suécia).

O evento anual reúne decisores e peritos do mundo inteiro para discutir sobre questões urgentes ligadas à água e à sua gestão, indicou a FAO num comunicado de imprensa chegado terça-feira à PANA.

Num discurso pronunciado durante a cerimónia de abertura, o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse não haver segurança alimentar sem água, lembrando que o último relatório da FAO sobre o estado dos recursos fundiários e hídricos para a alimentação e a agricultura destaca que a penúria de água e a poluição constituem um risco acrescido para os principais sistemas de produção alimentar no mundo.

"A agricultura tal como a praticamos hoje é uma das causas deste fenómeno, pois representa 70 porcento de todas as utilizações da água doce", disse Graziano da Silva.

Disse também que o setor da produção alimentar oferece um enorme potencial para mudar o modo como a água é utilizada no mundo.

"A agricultura é a chave de uma utilização sustentável da água", disse, insistindo que, para atingir este objetivo e responder à procura mundial crescente em alimentos, "temos de produzir de modo a conservar a água, gerí-la de maneira mais sustentável e inteligente e ajudar a agricultura a adaptar-se às mudanças climáticas", acrescentou.

A Semana Mundial da Água é organizada cada ano desde 1991 pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo. A FAO e o Grupo Consultivo para a Pesquisa Agrícola Internacional (GCRAI) são os parceiros para a edição de 2012 que ressalta a segurança da água e do alimento.

-0- PANA PR/VAO/ASA/TBM/SOC/CJB/IZ 29ago2012

29 Agosto 2012 10:11:23


xhtml CSS