FAO exorta países do mundo a adotarem sistema alimentar sustentável

Meknès, Marrocos (PANA) – O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, convidou quinta-feira os países do mundo a recorrerem a um sistema alimentar sustentável e a aumentarem as suas ações para melhor adaptar-se aos efeitos da mudança climática.

"Temos de ter em consideração o problema da mudança climática em tudo o que fazemos à escala mundial", disse durante o sétimo Fórum sobre a agricultura, em Meknès (Marrocos).

De acordo com Graziano da Silva, "chegou a hora agir e basta de esperar" uma vez que as alterações climáticas "podem causar consequências sobre a produção alimentar mundial pela  introdução de um elemento de incerteza" depois de décadas durante as quais a fome era mais causada pelo não acesso a meios de produção ou aos meios financeiros.

"Corre-se o risco de se ver o mesmo cenário causado, desta vez, por uma insuficiência de abastecimento a nível mundial devido aos efeitos da mudança climática. Neste caso, os mais pobres a nível mundial seriam os mais vulneráveis", advertiu da Silva.

Justificou tal vulnerabilidade pelo facto de que os pobres não só não possuem meios para enfrentar a situação como também tendem a viver em zonas marginais onde a produção não é considerável por causa dos efeitos da mudança climática que nelas são fortemente ressentidos".

Ele chamou igualmente a atenção dos participantes no Fórum para o recente relatório do painel intergovernamental sobre a mudança climática que informa sobre os efeitos desta na produção agrícola mundial, convidando os Governos do mundo a "agirem sem tardar".

O diretor-geral da FAO sublinhou a importância da agricultura familiar na luta contra a fome, indicando que as Nações Unidas decidiram fazer do ano 2014 "um ano consagrado à agricultura familiar".

Entre os paricipantes do fórum de Meknès, em Marrocos, figuram os Presidentes da Guiné-Conakry, Alpha Condé, e do Mali, Ibrahima Boubacar Keïta.

-0- PANA SEG/BAD/AAS/IBA/CJB/IZ 25abril2014

25 Abril 2014 10:40:58


xhtml CSS