FAO apoia projeto de redinamização de culturas fruteiras em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) ajudará o Governo de Cabo Verde a implementar um projeto de “redinamização de culturas fruteiras em Cabo Verde” para diversificar a fruticultura no país, soube a PANA de fonte segura terça-feira na cidade da Praia.

Para o efeito, será rubricado esta terça-feira, na capital  cabo-verdiano, um  protocolo entre ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e o representante da FAO em Cabo Verde, Rémi Nono Womdim.

Este documento tem por finalidade desenvolver e diversificar a fruticultura em certas espécies, nomeadamente a manga, o mamão, o abacaxi, o morango, o abacate, citrinos e o coco, e em variedades de frutas prioritárias, cujos interesses agronómicos, nutricionais e económicos são significativos.

De acordo com uma fonte do Ministério da Agricultura e Ambiente, esta iniciativa vai contribuir para o abastecimento do mercado consumidor interno e para o desenvolvimento do mercado turístico, com frutos de boa qualidade e por um longo período do ano, especialmente para a melhoria do estado nutricional da população.

O projeto vai permitir também a melhoria da fruticultura, através do reforço das bases técnicas, pela seleção e multiplicação de material de plantação de qualidade e pela formação dos agricultores através da investigação, da animação rural e de associações de agricultores.

Entretanto, 80 agricultores de Alto Mira, Chã de Norte e Tarrafal de Monte Trigo, no município de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, afetados pelo furacão Fred que, em setembro último sacudiu o arquipélago cabo-verdiano, começaram a ser apoiados com fatores de produção e plantas fruteiras, no âmbito de um projeto financiado também pela FAO.

Este empreendimento visa apoiar os agricultores na redinamização da sua atividade agrícola, que ficou muito afetada pelas cheias resultantes desta tempestade.

-0- PANA CS/DD 10maio2016



10 Maio 2016 10:27:17


xhtml CSS