Exportações ligadas à música rendem 6 milhões de euros a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro cabo-verdiano da Cultura, Mário Lúcio Sousa, revelou quarta-feira, na cidade da Praia, que a música de Cabo Verde gerou nos últimos anos exportações no valor de seis milhões de euros.

Trata-se de um montante que representa 1,14% do Orçamento do Estado cabo-verdiano para 2014, o que coloca as atividades ligadas à música como o segundo maior produto de exportação do arquipélago nos últimos anos, apenas superado pelo pescado.

Mário Lúcio, que falava durante o lançamento do Programa CRIE, destinado a apoiar os artesãos e o artesanato em Cabo Verde, revelou que este dado consta de um estudo, ainda por concluir, que o Governo cabo-verdiano está a elaborar sobre o impacto da cultura na economia do arquipélago.

Ele disse que, dos resultados parciais já na sua posse do Ministério da Cultura, há “muitas surpresas", uma delas é que o primeiro produto de exportação média nos últimos anos foi o pescado e, em segundo lugar, a música.

“Esses dados foram fornecidos pelos vários produtores que trabalham com a música", afirmou.

O Programa CRIE, destinado a apoiar o artesanato e os artesãos locais, resulta de uma parceria entre a  União Europeia (UE), a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e o Ministério da Cultura cabo-verdiano.

Orçado em 282 mil euros e financiado na sua quase totalidade pela UE, o projeto CRIE é o primeiro dos seis definidos em 2013 a ser implementado em Cabo Verde. Com a sua implementação, o Governo pretende desenvolver, através da cultura, do turismo e da economia criativa, uma estratégia integrada de colaboração entre atores não estatais, autoridades locais, artesãos, designers e agentes culturais.

O projeto, intitulado "Criando, Inovando e Empregando - Cultura, Artesanato e Turismo", foi elaborado pela Organização não Governamental cabo-verdiana Atelier Mar e vai abranger todos os atores nas cidades da Praia e do Mindelo (São Vicente), bem como na ilha de Santo Antão.

-0-  PANA  CS/TON  12 fev 2014



12 Fevereiro 2014 18:52:05


xhtml CSS