Exportações de cacau rendem $ 900 milhões à Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – As exportações de cacau renderam 900 milhões de dólares americanos à Nigéria contra 882 milhões 900 mil dólares em 2011, indicou o ministro do Comércio e Investimento, Olusegun Aganda, durante um seminário nacional sobre o reforço das capacidades em Abuja, a capital federal.

O cacau é o segundo fornecedor de divisas da Nigéria após o petróleo bruto e ocupa direta e indiretamente dois milhões de pessoas.

Enquanto o mercado de cacau está a desenvolver-se com uma média de três porcento por ano, as exportações aumentaram em média de 40 porcento por ano.

No entanto, o consumo local de cacau é apenas de três porcento e o essencial da produção é exportado.

Segundo o governante nigeriano, é imperioso para a Nigéria aumentar a sua produção mas também velar para que ela seja aceite no mercado internacional.

Para tal, é preciso respeitar a norma internacional e reduzir os efeitos nocivos dos resíduos de pesticidas no produto, que está prestes a tornar-se num problema de saúde no planeta.

O diretor executivo da Organização Internacional do Cacau (ICCO), Jean-Marc Anga, indicou, por seu lado, que os utilizadores dos produtos tirados do cacau levantavam regularmente questões ligadas à qualidade e à rastreabilidade.

As outras questões envolvem a segurança alimentar, as preocupações relativas ao ambiente, a durabilidade da produção de cacau e o bem-estar social e económico dos plantadores de cacau.

A Nigéria é quarta produtora e exportadora mundial de cacau.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/FK/TON 11março2013

11 Março 2013 22:14:09


xhtml CSS