Exército líbio perto de retomar controlo da cidade de Derna, diz seu comandante

Trípoli, Líbia (PANA) - A luta pelo controlo da cidade de Derna, no leste da Líbia, atualmente à mercê de grupos extremistas islamitas, está a chegar ao fim com o lançamento da segunda fase da ofensiva há algumas semanas, declarou segunda-feira o comandante do Exército Nacional Líbio, o marechal Khalifa Hafta.

Num vídeo postado nos média sociais, o marechal Haftar realçou os desenvolvimentos dos combates em Derna, anunciando o lançamento da segunda fase da libertação desta cidade.

Acrescentou que "o fim dos grupos terroristas em Derna está próximo", prometendo uma vitória decisiva do Exército nesta cidade que escapa ao controlo das autoridades líbias desde a revolução de fevereiro de 2011 que derrubou o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder sem partilha.

O marechal Haftar, através do vídeo, deu instruções aos soldados qualificando-os de "destemidos".

Também ordenou aos chefes de frentes de combates para cuidarem das operações durante a libertação e a próxima etapa.

Advertiu o exército de armadilhas, emboscadas e minas, sublinhando a necessidade de se garantir a segurança dos cidadãos e ajudá-los a dedicarem-se às suas atividades diárias.

Exortou a todos a preservarem a cidade de Derna e as suas instalações bem como postos de segurança e que sigam os procedimentos legais para no tratamento de prisioneiros.

O Exército Nacional Líbio lançou uma ofensiva militar para libertar a cidade das garras de grupos extremistas islamitas.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) denunciou recentemente a intensidade dos combates, exigindo a salvação de civis.

A MANUL deplorou igualmente o embargo sobre a cidade, cortes de energia e penúria de alimentos.

-0- PANA BY/BEH/IBA/DIM/DD 05junho2018

05 Junho 2018 10:44:21


xhtml CSS