Agência Panafricana de Notícias

Exército Nacional burkinabe adquire novos drones de combate

 

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Exército burkinabe adquiriu drones de combate de fabrico turco para intensificar a luta pela reconquista do território nacional e contra o terrorismo, soube a PANA de fonte oficial.

Trata-se de uma dúzia de drones de tipo Bayraktar TB2 e Baraktar Akinci, adquiridos graças ao contributo dos cidadãos burkinabes, e entregues segunda-feira última pelo presidente da Transition no Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, ao Exército Nacional, segundo um comunicado oficial publicado esta terça-feira.

Expressando, nessa ocasião, a sua satisfação, o capitão Traoré garantiu que "todos os testes foram concludentes. É portanto um motivo de orgulho confirmar que estes aparelhos se juntam à frota do Exército Nacional burkinabe."

Realçando a eficácia destes aparelhos, o chefe do Estado burkinabe declarou que "o TB2 já não é por apresentar. Já provou o seu valor desde o início da guerra, e penso que a novidade é Akinci que ultrapassou as capacidades  técnicas que o construtor tinha previsto."

Ele foi submetido a duras provas, como a capacidade de transportação,  resistência, altura, velocidade e desempenho, entre outros, lê-se no comunicado que cita o capitão Traoré.

Acrescentou que, durante o teste, o drone participou em missões de combate.

Trata-se de aparelhos muito eficazes, fiáveis que temos atualmente, segundo o homem forte do Burkina Faaso que aproveitou a ocasião para agradecer o Presidente turco, Recep Tayyip Edorgan o apoio dado ao Burkina Faso durante este período de luta contra o terrorismo.

"Hoje, podemos dizer que a cooperação com a Turquia está muito bem. É a ocasião de agradecer à Sua Exelência o senhor Recep Tayyip Edorgan, Presidente da Turquia, que soube pilotar esta cooperação devidamente. É deste tipo de parceria de que se necessita", regozijou-se o chefe do Estado burkinabe.

Saudou igualmente os esforços envidados pelo povo burkinabe para a aquisição deste material militar graças às suas contribuições financeiras.

"Tudo que vocês vêem aqui, foi graças ao povo que os conseguimos adquirir. Estes meios vão aumentar a nossa capacidade operacional. O alargamento da frota permite-nos portanto intervir em tempo oportuno e ter um controlo permanente", regozijou-se.

Por sua vez, o ministro burkinabe da Defesa e Antigos Combatentes, o brigadeiro Kassoum Coulibaly, garantiu ao chefe do Estado burkinabe que o material bélico recebido será utilizado de maneira conveniente.

"Temos uma multitude de engenhos deste tipo atualmente no nosso céu , que escrutam para encontrarem e destruírem qualquer inimigo graças às cobntribuições das populações", alegrou-se.

O general Kassoum deu a conhecer que a aquisição deste material se inscreve no quadro da implementação do Plano Estratégico de Equipamento do Exército Nacional.

Anunciou igualmente que resta uma última fase daquilo que estava previsto neste primeiro plano.

-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 09abril2024