Agência Panafricana de Notícias

Ex-seleccionador zambiano admite "desejo" de treinar Angola

Luanda- Angola (PANA) -- O técnico francês Hervé Renard, que na última Taça de África das Nações em futebol, disputada entre 10 e 31 de Janeiro deste ano em Angola, orientou a selecção da Zâmbia, admitiu domingo que estaria disposto a assumir o cargo deixado pelo Português Manuel José à frente da equipa angolana.
"Angola possui jogadores de talento, estádios agora maravilhosos e isso é um grande proveito para a ascensão do país.
Portanto, a minha resposta não pode ser senão um sim", sublinhou quando instado se aceitava treinar os Palancas Negras caso fosse convidado.
Apesar de admitir esse desejo, numa altura em que a Federação Angolana de Futebol (FAF) está no mercado à procura de novo seleccionador, Hervé Renard mostrou-se reservado, escusando-se a confirmar ou não contactos com a FAF.
Em relação às referências que guarda do CAN2010, o ex-treinador da Zâmbia que falava à Agência Angolana de Notícias (ANGOP) disse que o Egipto provou a sua dimensão e grandeza no futebol africano, devido ao modo de gerir uma competição deste nível, enquanto o Ghana demonstrou a imensa reserva de jovens.
"Quanto à maior surpresa, parece-me mesmo a Zâmbia", apontou o técnico que conduziu os Chipolopolos (selecção zambiana de futebol) aos quartos-de- final da principal competição futebolistíca de África.
Para Renard, o futebol africano progride a cada edição na organização e, brevemente, estas equipas serão capazes de disputar finais em qualquer evento mundial, afirmando que a receita para o sucesso do continente é "progredir, sempre progredir para um dia chegar mais longe".
Segundo o treinador, que começou a destacar-se nas selecções jovens do Ghana há três anos quando era adjunto do seu compatriota Claude Le Roy, o futebol africano pode ter futuro brilhante e apontou a ingerência política como um dos grandes males do atraso da progressão.
"A organização do seu futebol é um dos principais problemas e por vezes é muito político.
Quando se deixar o lugar do futebol somente para o futebol, África dará grande passo", ressaltou Hervé Renard, reconhecendo que "mais cedo ou mais tarde África conquistará título mundial".
Falando ainda do Mundial2010, previsto para a África do Sul entre Junho e Julho, ele considera a selecção do Ghana como a que mais esperanças dá aos anfitriões continentais e "colocou" Brasil, Espanha, França e um país africano nas meias-finais.
"Um formidável acontecimento para este continente.
Estou certo que este Mundial será uma soberba festa.
O mundo inteiro vai aperceber-se de que este é um grande continente de futebol", rematou o técnico, que tem sido um dos mais citados pelos círculos desportivos como o provável sucessor de Manuel José.