Agência Panafricana de Notícias

Ex-combatentes rebeldes na capital congolesa para resolução da crise de Pool, no sul

Brazzaville, Congo (PANA) – Um grupo dos ex-combatentes « ninjas nsiloulou » do Pastor Ntumi, o ex-líder rebelde no Congo, encontra-se desde domingo em Brazzaville para participar nos trabalhos da comissão ad hoc para a implementação do acordo de cessar-fogo e de cessação das hostilidades, noticiou esta segunda-feira a rádio pública congolesa.

« Saídos das florestas sem hesitação, estes ex-combatentes selecionados por Ntumi assistiram a uma cerimónia em Mayama (sul), que visava tranquilizá-los antes da sua partida para Brazzaville onde eles participarão nos trabalhos da comissão ad hoc. Este novo passo na resolução da crise de Pool (conturbada região no sul do país) confirma o compromisso do Governo de pôr termo a esta situação por meios pacíficos », segundo a mesma fonte.

O representante do pastor Ntumi, Jean Gustave Ntondo, declarou que já não existem obstáculos ao regresso definitivo da paz à região de Pool.

« Quer do lado da Força Pública quer do lado dos ex-combatentes, não é oportunidade para fazer ajustes de contas. É a livre circulação de pessoas e de bens », disse Ane Philippe Biby, um outro representante do Pastor Ntumi.

A comissão ad hoc tem por missões, entre outras, velar pela continuação do processo de paz e pela aplicação estrita do acordo de cessar-fogo e de cessação das hostilidades assinado em assinado a 23 de dezembro último entre o Governo e representantes do Pastor Ntumi, em Kinkala, na periferia de Pool, refere-se.

-0- PANA MB/TBM/FK/DD 15jan2018