Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente zambiano advoga expansão de economias africanas

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O ex-Presidente zambiano, Rupiah Banda, preconizou a expansão das economias africanas para que as populações tirem totalmente proveito das vantagens da democracia.

Ele disse que "num continente onde os níveis de desigualdades, de desnutrição e de pobreza continuam entre os mais altos do mundo, a democracia deve ser considerada como um mecanismo para a dignidade humana, pelo qual cada cidadão é integrado na Nação".

"O que significa que devemos consagrar-nos numa larga expansão das nossas economias para que elas possam criar mais empregos, protegendo ao mesmo tempo os mais vulneráveis", disse o ex-Presidente zambiano no quadro duma conferência pública na Universidade de Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

Segundo um comunicado divulgado sexta-feira pelo gabinete de Banda, ele convidou os dirigentes africanos de hoje a encontrarem soluções práticas aos problemas das populações, em vez de "se limitar em discursos que dão a impressão de que as políticas são inoperantes e contraproducentes".

Ele afirmou que os partidos políticos não devem candidatar-se às eleições se não estiverem em condições de resolver os problemas, lamentando que "as eleições democráticas nem sempre produzem os resultados esperados" e que as realizações dos dirigentes permaneciam muitas vezes aquém das expetativas.

"Os povos aspiram a soluções, serviços e responsabilização. Eles nada têm a ver com as ideologias, afeição para a ira e ataques, nem paciência para a incompetência. E é a diferença entre a governação e o governo: a adoção da democracia como instrumento de facilitação da cooperação antes da perpetuação da concorrência", disse Banda diante duma auditoria de docentes da Tanzânia, do Zimbabwe e do Malawi.

Esta conferência inscreve-se no âmbito das atividades do Centro Presidencial Africano da Universidade de Boston (Estados Unidos), do qual o ex-Presidente zambiano é o atual Presidente residente.

-0- PANA MM/SEG/FJG/TBMIBA/CJB/TON 10nov2012