Ex-Presidente português recebe prémio Nelson Mandela da ONU

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O antigo Presidente português, Jorge Sampaio, e a médica ofltalmologista namibiana Helena Ndume recebem esta quarta-feira o primeiro Prémio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas, numa cerimónia a realizar-se na sede desta organização em Nova Iorque, nos Estados Unidos.  

O prémio foi criado em junho de 2014 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para reconhecer as realizações dos que consagram a sua vida ao serviço da humanidade pela promoção dos objetivos e princípios da ONU.

O galardão honra e homenageia o extraordinário percurso de Nelson Mandela e o seu legado da reconciliação, da transição política e igualmente da transformação social.

A sua atribuição às duas personalidades foi anunciada segunda-feira pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, Sam Kutesa, que destacou as qualidades de Ndume e Sampaio.

Durante uma conferência de imprensa organizada na sede da ONU, Kutesa declarou que o comité de seleção responsável pela selecão dos vencedores designou estas duas pessoas como os laureados inaugurais do Prémio Nelson Mandela da ONU.

Ele declarou que Ndume é uma oftalmologista que se notabilizou pelo tratamento da cegueira e das doenças ligadas aos olhos na Namíbia e noutras partes do mundo em desenvolvimento.

Por seu lado, disse, Sampaio liderou a luta pela restauração da democracia em Portugal, antes de ser vice-ministro da Cooperação Externa e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de 1989 a 1995, e finalmente Presidente da República, 1996 a 2006.

A cerimónia de entrega do prémio esta quarta-feira marca as atividades comemorativas do Dia Internacional Nelson Mandela da Assembleia Geral da ONU.

-0- PANA AA/AR/MTA/TBM/MAR/IZ 24junho2015

24 Junho 2015 13:59:29




xhtml CSS