Ex-Presidente ganense nomeado alto representante da UA na

Somália Sirtes- Líbia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, nomeou o ex-Presidente do Gana, Jerry John Rawlings, como seu Alto Representante na Somália, soube a PANA sábado em Sirtes.
A nomeação de Rawlings inscreve-se, segundo um comunicado da UA transmitido à PANA, no quadro da resolução da 15ª Cimeira organizada de 25 e 27 de Julho de 2010 que insta Ping a designar uma personalidade de alto nível para mobilizar um apoio acrescido aos esforços de promoção da paz e reconciliação na Somália assolada pela guerra há 18 anos.
O texto indica que esta nomeação intervém numa altura em que a situação continua preocupante na Somália, como o testemunha a determinação renovada da UA a trabalhar, em estreita colaboração com a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), para a conclusão do processo de paz e reconcilição na Somália.
A UA inclui, nesta colaboração, o reforço da Missão de Manutenção da Paz da UA (AMISOM), o alargamento da base da política das instituições federais de transição, o reforço da sua legitimidade e a aceleração da aplicação dos trabalhos pendentes da transição.
O documento indica que o presidente da CUA exortou as autoridades somalís e a comunidade internacional a coooperarem plenamente com Rawlings que vai empreender um trabalho de defesa que visa mobilizar mais o continente e o resto da comunidade internacional na busca da paz, da segurança e da reconciliação na Somália.
Rawlings trabalhou no Exército Ganense durante mais duma década e dirigiu o Gana de 1981 a 2001.

10 Outubro 2010 19:19:00




xhtml CSS