Ex-Presidente cabo-verdiano recorda encontros com Mandela

Praia, Cabo Verde (PANA) – O antigo Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, recordou esta sexta-feira o primeiro encontro que manteve com o falecido líder anti-apartheid e ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela, em 1962, em Marrocos antes do início da luta armada para a libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde, soube a PANA na cidade da Praia.

“Estávamos no início da nossa luta de libertação nacional. Ele era um companheiro de luta”, disse Pedro Pires, sublinhando que Prémio Nobel da Paz, que morreu esta quinta-feira aos 95 anos, marcou "a história do mundo e da humanidade" com a sua visão "generosa e progressista".

Um segundo encontro entre os dois estadistas ocorreu em 2002, quando Pedro Pires, eleito no ano anterior Presidente da República de Cabo Verde, viajou à África do Sul e  visitou-lhe na sua terra natal.

Para Pedro Pires, um dos principais protagonistas da luta contra o colonialismo português levada a cabo pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), “Mandela era um grande homem de facto, uma pessoa muito lúcida, com visão muito clara do que queria para a África do Sul".

O ex-Presidente cabo-verdiano destacou também a luta de Mandela pela construção da paz e da igualdade no “país arco-íris”.

Na visão de Pedro Pires, a grande mensagem deixada por Madiba para toda África é de que "os homens devem conviver pacificamente".

-0-  PANA CS/TON 06dez2013



06 Dezembro 2013 19:09:24




xhtml CSS