Ex-MNE senegalês designado enviado especial da OCI na República Centroafricana

Dakar, Senegal (PANA) – O ex-ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Cheilkh Tidiane Gadio, atualmente presidente do Instituto de Estratégias Pan-africanas,  oi nomeado enviado especial da Organização da Conferência Islâmica (OIC) na República Centroafricana (RCA), anuncia um comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA.

Cheikh  Tidiane Gadio foi designado pelo secretário-geral da OIC, Iyad Ameen Madani, que vê neste antigo jornalista, que dirigiu a diplomacia senegalesa durante quase uma década (2000-2009), "um medianeiro experiente, um distinto académico e um líder político de alto nível que poderá usar os seus vastos conhecimentos, a sua competência e os seus contactos para realizar normalmente os objetivos da sua missão".

A nomeação de Cheikh Tidiane Gadio segue-se à reunião, a 20 de fevereiro último, em Jeddah, na Árabia Saudita, do Comité Executivo da OCI sobre a Situação na República Centroafricana e durante a qual  os delegados pediram ao secretário-geral para proceder, entre outras ações, à desginação urgente dum enviado especial para a RCA.

Iyad Ameen Madani, ao exprimir a sua confiança na pessoa de Cheikh Tidiane Gadio, instou todos os Estados-membros da OCI a dar-lhe o seu apoio para o êxito da sua missão.

O Instituto de Estratégias Pan-africanas dirigido por Tidiane Gadio é um “Think Tank” independente e estratégico instalado em Dakar.

-0- PANA SSB/JSG/FK/IZ  07março2014

07 Março 2014 12:47:14




xhtml CSS