Etiópia e Senegal assinam acordo em transporte aéreo

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Os responsáveis da aviação civil etíope e senegalesa acabam de assinar um memorando de Acordo sobre os serviços de transporte aéreo abrindo caminho para voos "não restritivos" entre os dois países, foi anunciado este fim-de-semana, na capital etíope.
O novo documento permitirá aos dois países pôr em vigor um primeiro assinado em Agosto de 2002 e que emenda um acordo rubricado há 42 anos.
O memorando foi assinado, em Addis Abeba, pelos directores-gerais da Aviação Civil da Etiópia, Teferra Mekonnen, e do Senegal, Mamadou Lamine Sow.
"As realidades existentes criadas pela globalização e pelo avanço tecnológico exigem dos diferentes países uma cooperação económica mais forte", disse Sow.
Por seu lado, Teferra declarou que o memorando se inseria no quadro do programa de transporte da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD).
A Etiópia e o Senegal concordaram também em implementar a Decisão de Yamossoukro sobre a Liberalização do Acesso aos Mercados de Transporte Aéreo na África Ocidental e Central.
Concluída em 1999 em Lomé, Togo, a Decisão de Yamossoukro visa criar um ambiente conducente ao desenvolvimento dos serviços aéreos intra-africanos, liberalizando o intercâmbio dos direitos do transporte aéreo e eliminando as barreiras não físicas a fim de liberalizar o comércio nos serviços de transporte aéreo.
Além de aumentar a concorrência e a inovação operacional, o acordo visa também garantir um transporte aéreo ordenado num ambiente seguro, melhorar os serviços aos clientes, encorajar a cooperação entre as companhias aéreas africanas, os aeroportos e as agências reguladoras.

05 Dezembro 2004 14:26:00




xhtml CSS