Etiópia acolhe 9º Fórum da Plataforma de parceria do PDDAA

Lagos, Nigéria (PANA) – A nona edição do Fórum da Plataforma de parceria do Programa Detalhado para o Desenvolvimento da Agricultura Africana (PDDAA) decorre de 25 a 26 de março corrente, em Addis Abeba, na Etiópia, de acordo com um comunicado dos organizadores transmitido terça-feira à PANA em Lagos.

Segundo o comunicado, o primeiro-ministro etíope, Hailemaroam Desalegn; o Presidente do Benin, Boni Yayi; e outros dirigentes africanos marcarão a sua presença no encontro.

A reunião do PDDAA é um fórum continental anual de alto nível organizado pela Comissão da União Africana e pela Agência da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD).

Trata-se de um encontro dos atores do setor agrícola africano para refletir sobre as vias e os meios de desenvolver o setor.

São igualmente esperados neste fórum a presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini-Zuma; o comissário da UA para a Agricultura e Economia Rural, Rhoda Peace Tumusiime; o secretário executivo da Agência da NEPAD, Ibrahim Mayaki; bem como representantes das diferentes Comunidades Económicas Regionais (CER).

Segundo o comunicado, o nono Fórum da Plataforma de Parceria do PDDAA inscreve-se na continuação das negociações e conclusões do oitavo PDDAA, todavia focalizando-se mais na implementação, nos resultados e no impacto".

O lema deste ano "Manter o impulso do PDDAA – Decisões e compromissos para a implementação dos resultados para o impacto" inscreve-se num âmbito mais amplo da missão do PDDAA de eliminar a fome, criar empregos e reduzir a pobreza através da agricultura.

O Quénia acolheu a nona edição do fórum do PDDAA no ano passado, em Nairobi. A edição de 2013 vai avaliar os progressos feitos na realização dos objetivos do PDDAA em 10 anos.

-0- PANA SB/VAO/NFB/TBM/SOC/CJB/IZ  20mar2013

20 Março 2013 15:30:02


xhtml CSS