Agência Panafricana de Notícias

Ethio Telecom da Etiópia junta-se à UA na campanha de financiamento contra Ébola

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A empresa estatal de telefonia móvel da Etiópia, Ethio Telecom, juntou-se sábado à campanha para angariar fundo com vista contribuir para a mobilização de África contra a epidemia de Ébola na África Ocidental.

O diretor-geral da Ethio Telecom, Andualem Demissie, declarou que a empresa prevê utilizar a sua rede de desdobramento de terceira geração, em curso no país, para achar fundos para a a União Africana (UA) em prol da campanha « Pára Ébola ».

« É um engajamento para apoiar a UA porque ela está sediada em Addis Abeba. É o seu ponto de partida. Os projetos 3G que implementamos nos dão confiança na nossa capacidade de conseguir desdobrar o código 7979 com sucesso », acrescentou.

A Presidente da Comissão da UA (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, declarou que a campanha de financiamento por telefonia móvel, foi lançada em pelo menos dez países mas que careciam ainda das aprovações regulamentares em 44 outros países.

« As empresas de telecomunicações vieram com força. Recebemos a doação mais importante de dez milhões de dólares americanos da sul-africana MTN. Agradecemos-lhe por ter utilizado os seus próprios recursos para nos dar o que seria tirado destas doações », regozijou-se Dlamini Zuma durante o lançamento da campanha móvel.

Os atores das Telecoms africanas decidiram angariar fundos para permitir à UA fazer face à epidemia de Ébola na África Ocidental que já custou a vida a cerca de cinco mil e 600 pessoas.

A UA pede igualmente fundos para manter seus trabalhadores de saúde que cuidam dos centros de tratamento da doença nos países afetados, designadamente a Guiné Conakry, a Libéria e Serra Leoa e o Mali.

-0- PANA AO/MA/MTA/TBM/IBA/MAR/DD 22dez2014