Estudantes da Universidade Omar Bongo de Libreville em greve

Libreville- Gabão (PANA) -- Os estudantes da Universidade Omar Bongo Ondimba de Libreville, reunidos quarta-feira em Assembleia Geral, iniciaram esta quinta-feira uma greve, erguendo barricadas na via pública adjacente à instituição, constatou a PANA.
Os discentes reivindicam o pagamento do quarto trimestre das suas bolsas de estudos, bem como a abertura do restaurante e da cidade universitária, actualmente encerrada para trabalhos de reabilitação.
"Falto às aulas por escassez de meios financeiros.
Estou a morar em casa de um amigo à espera da comissão de atribuição de quartos" lamentou um estudante.
De acordo com alguns estudantes, os subsídios deveriam ter sido pagos na passada semana, segundo uma promessa feita por um responsável do Gabinete de Bolsas e Estágios.
Em finais de Novembro, o Presidente Omar Bongo Ondimba deslocou-se à universidade que tem o seu nome para inaugurar o ano académico depois de 13 anos sem visitar a instituição.
"A minha presença é uma ocasião para reafirmar a parceria que deve existir entre a juventude e os poderes públicos", declarara Omar Bongo Ondimba.
Por ocasião desta visita, o reitor da Universidade, Jean Emil Mbot, havia pedido mais meios financeiros ao chefe de Estado.

23 Dezembro 2004 19:03:00


xhtml CSS