Agência Panafricana de Notícias

Estudantes condenam tentativa de golpe de Estado no Níger

Niamey, Níger (PANA) – A União dos Estudantes do Níger (USN) condenou "energicamente" terça-feira a tentativa de golpe de Estado abortada a 12 de julho último em Niamey, apenas 100 dias após a prestação de juramento do Presidente Mahamadou Issoufou.

A USN divulgou uma declaração em que exprime a sua « indignação » e denuncia « a instalação duma cultura de corrupção, desvio de fundos públicos e de impunidade nos serviços públicos ».

Os estudantes exigem além disso « a instauração dum sistema mais eficaz de controlo da gestão financeira a todos os níveis e uma auditoria independente e sem complacência da transição militar ».

O Presidente Mahamadou Issoufou confirmou, terça-feira passada, numa mensagem radiotelevisada à Nação, por ocasião da festa da independência do país, a tentativa de golpe de Estado contra o seu regime enquanto dava uma conferência de imprensa após os seus 100 primeiros dias à frente do Níger.

« Dez dos que tentaram atentar à segurança do Estado entre 12 e 13 de julho estão na prisão e um deles está em fuga », indicara o Presidente, falando pela primeira vez sobre este caso.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 9agosto2011