Agência Panafricana de Notícias

Estados do G5 Sahel contam primeiro com seus próprios meios, diz general

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O general de divisão Hanana Ould Sidi, comandante da força conjunta do G5 Sahel, declarou terça-feira, em Ouagadougou, capital burkinabe, que "os Estados do G5 Sahel contam primeiro com os seus próprios recursos na luta contra o terrorismo.

"Nós confiamos primeiro em nós mesmos. Os Estados do G5 Sahel dependem primeiro de si próprios, porque o problema da segurança no Sahel é principalmente o seu problema. As boas vontades que podem vir daqui e dali são bem-vindas ", sublinhou Sidi.

O general Hanana Ould Sidi falava no termo de uma audiência com o ministro bukinabe da Defesa, Jean-Claude Bouda.

Ele indicou que, há uma semana, o Estado-maior da força composta de militares fornecidos pelo Mali, pelo Níger, pelo Burkina Faso, pelo Tchade e a pela Mauritânia, está concentrado no planeamento das operações que acontecerão "em breve".

Sobre a transferência da sede do G5 Sael de Sévaré para Bamako, no Mali, o comandante da força indicou que o papel de um quartel-general é, em primeiro lugar, refletir, planear, liderar e coordenar operações de campo.

"Portanto, é um nível operacional, e o quartel-general deve estar em condições de lhe permitir de cumprir esta missão. Bamako é o lugar mais apropriado para isso", acrescentou.

-0- PANA NDT/BEH/DIM/IZ 03out2018