Estados Unidos prontos para acompanhar Centroafricanos na via de reconciliação

Brazzaville, Congo (PANA) - Os Estados Unidos estão dispostos a acompanhar a  República Centroafricana  na senda da reconciliação", declarou em Brazzaville o embaixador americano no Congo, Stéphanie Sullivan.

"É toda comunidade internacional que apoia a República Centroafricana (..), mas o futuro de um país depende dos seus cidadãos",  indicou a diplomata no termo duma entrevista quarta-feira última com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, que é igualmente medianeiro internacional na crise centro-africana.

Segundo Sullivan, a comunidade internacional e, sobretudo, a mediação congolesa, devem  apoiar o fórum de Bangui (capital centroafricana) prevista  para 4 de maio próximo.

Inicialmente marcado para 27 de abril a 4 de maio próximo, este encontro foi adiado para 4 a 11 de maio próximo com vista a permitir a participação do medianeiro internacional, de acordo com uma fonte próxima da presidência congolesa.

Por outro lado , a diplomacia americana saudou os bons préstimos do Presidente Sassou Nguesso enquanto medianeiro internacional na crise centroafricana que afeta este país da África Central desde 2013.

-0- PANA MB/DIM/DD 24abril2015

24 Abril 2015 08:36:43




xhtml CSS