Estados Unidos prevêem financiar setor da saúde na Libéria
Washington, D.C., Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos prevêem disponibilizar 125 milhões de dólares para apoiar o setor da saúde da Libéria nos próximos cinco anos, soube a PANA de fonte oficial.
O financiamento inscreve-se no quadro de um memorando de entendimento bilateral, por um período de cinco anos, assinado terça-feira última em Washington (a capital amerincana), conforme a estratégia mundial “América primeiro” para a saúde, segundo um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.
Esta verba, a ser disponibilizado com anuência do Congresso americano (parlamento), permitirá cobrir domínios essenciais, como o VIH/Sida, o paludismo, a saúde materno-infantil, a segurança sanitária mundial, de acordo com a fonte.
Em contrapartida, a Libéria compromete-se a aumentar as suas despesas no setor da saúde, para cerca de 51 milhões de dólares americanos a fim de assumir progressivamente uma maior responsabilidade financeira e operacional para o seu sistema de saúde.
Segundo o documento, o memora ora assinado acelerará a transição da Libéria para a autonomia e a durabilidade, permitindo assim realizar poupanças para os contribuintes americanos e garantir resultados sanitários duradouros.
Os Estados Unidos continuarão a assinar, nas próximas semanas, acordos bilaterais plurianuais de cooperação a nível mundial, em matéria de saúde, com dezenas de países beneficiários da ajuda americana a fim de fazer progredir a estratégia sanitária mundial “America First” (América primeiro).
-0- PANA MA/NFB/IS/DD 10dez2025

