Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos pedem apoio da União Africana face à invasão da Ucrânia pela Rússia

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos procuram o apoio da União Africana (UA), na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, soube a PANA de fonte .

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, que conversou com o Presidente senegalês e presidente em exercício da UA, Macky Sall, quinta-feira, sublinhou a importância de apoiar a Ucrânia contra a invasão premeditada e injustificada da Rússia, indica um comunicado do Departamento de Estado americano.

O documento sucinto acrescenta que Blinken também reafirmou "o reforço da parceria americana" com o Senegal e a UA.

O chefe da diplomacia americana e o presidente da UA abordaram as prioridades do Presidente da organização continental, focadas na luta contra a pandemia de covid-19, a crise climática e o reforço da democracia no continente, indicou a fonte.

Vários países africanos condenaram a invasão, enquanto o Presidente Sall e o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, exprimiram a sua "extrema preocupação com a situação muito grave e perigosa criada na Ucrânia.

Num comunicado publicado no início do conflito, eles pediram à Federação Russa e a qualquer outro ator regional ou internacional para respeitarem imperativamente o direito internacional, a integridade territorial e a soberania nacional da Ucrânia.

Também instaram as duas partes a cessarem o fogo de imediato e abrirem sem delongas negociações políticas sob a égide das Nações Unidas, a fim de preservar o mundo das consequências de um conflito planetário, em prol da paz e estabilidade nas relações internacionais no serviço de todos os povos do mundo.

A UA está particularmente preocupada com relatos de que os Africanos do lado ucraniano da fronteira estão a ser impedidos de atravessar a fronteira com segurança.

"Relatos de que os Africanos estão submetidos a um tratamento diferente e inaceitável são chocantes e racistas e violam a lei internacional", segundo um comunicado da UA divulgado segunda-feira última.

-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 04março2022