Estados Unidos oferecem laboratório médico-legal a Moçambique

Maputo- Moçambique (PANA) -- A Embaixada dos Estados Unidos da América entregou sexta-feira a Moçambique um laboratório médico-legal destinado à Academia das Ciências da Polícia (ACIPOL) situada em Michafutene, perto de Maputo, indica um comunicado oficial.
O valor do laboratório eleva para 400 mil dólares a estimação do apoio estado-unidense à ACIPOL no domínio da formação médico-legal, de acordo com a fonte.
A Academia dispõe agora dum material para trabalhos fotográficos, dum outro para a análise das impressões digitais e dum outro para o controlo de medicamenos e documentos, lê-se no comunicado.
Os americanos forneceram igualmente a Moçambique equipamentos para o controlo de medicamentos e análise de cenas criminosas, assim como de sistemas especializados para fazer face a produtos químicos voláteis.
A assistência americana concerne também à instalação de novas casas de banho e de ares condicionados, assim como à renovação de sistemas eléctricos e da pintura de edifícios.
O pessoal técnico americano trabalha em colaboração com os especialistas médicos-legais da ACIPOL para implementar um programa de estudos médicos-legais e adaptar o laboratório às necessidades locais.
De acordo com a nota da Embaixada norte-americana, esta colaboração inscreve-se no quadro dum longo programa de assitência à ACIPOL que se iniciou em 2002 com um orçamento de 842 mil dólares.

13 Janeiro 2006 21:49:00


xhtml CSS