Estados Unidos oferecem $ 13 milhões para refugiados da RDC em Angola

Luanda, Angola (PANA) - Os Estados Unidos disponibilizaram 13 milhões e nove mil dólares americanos para prestar assistência de emergência aos refugiados da República Democrática do Congo (RDC) em Angola, anunciou esta quarta-feira, em Luanda, a embaixadora americana no país, Helen La Lime.

Segundo a diplomata americana, a doação visa financiar o Alto Comissariado das Nações  Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Programa Alimentar Mundial (PAM) para assistência alimentar, água, cuidados de saúde e abrigos para as dezenas de milhares de refugiados congoleses em Angola.

Falando em  conferência de imprensa, Helen La Lime disse que esta contribuição responde ao apelo lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em junho deste ano, para a necessidade de 65,5 milhões de dólares para ajudar os  refugiados em Angola, até final de 2017.  

Ela congratulou-se com o Governo angolano pela sua resposta à emergência dos refugiados, com o desembolso de três milhões e 500 mil dólares americanos, bem como com outros doadores que "já alocaram fundos para ajudar as populações vulneráveis em Angola e na RDC".

O Governo americano está empenhado em apoiar as necessidades das pessoas afetadas pelo conflito na RDC, tanto na região do Kassai como em outras zonas de conflito no país, disse.

No seu entender, à medida que  a população necessitada cresce, é fundamental um maior apoio para as comunidades de acolhimento e as agências humanitárias, para que possam manter as suas atividades de proteção e assistência.

A violência generalizada e as atrocidades verificadas na região de Kassai na RDC afetaram mais de dois milhões e quatrocentas mil pessoas, deslocaram quase um milhão e quatrocentos mil outras, desde agosto  de 2016, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a coordenação das Ajudas Humanitários (OCHA).

Desde março de 2017, mais de 30 mil refugiados congoleses fugiram da região do Kassai e buscaram segurança na província nortenha angolana da Lunda-Norte.

-0- PANA IZ 26julho2017

26 Julho 2017 18:43:27


xhtml CSS