Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos felicitam Burundi, Somália e Rwanda por suas festas nacionalis

Washington, Estados Unidos (PANA)   - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou o Burundi, a Somália e o Rwanda por celebrarem, todos os três, a sua festa de independência, nesta quinta-feira.

Na sua mensagem ao povo burundês por ocasião do 59.º aniversário da sua independência, Blinken saudou os progressos realizados por este país no combate ao tráfico de pessoas, corrupção, e no  diálogo com parceiros regionais e multilaterais.

"Nós esperamos continuar a nossa colaboração para fazermos avançar a saúde pública, a boa governação e o desenvolvimento económico para todos os Burundeses”, pode ler-se na mensagem.

Blinken felicitou, em nome dos Estados Unidos da América, o Governo e o povo somalís por ocasião da celebração do 61.º aniversário da sua independência.

Ele indicou que os Estados Unidos têm o orgulho de continuar a apoiar os esforços da Somália para construir um país pacífico, estável e próspero.

"Nesta ocasião, nós exortamos os líderes do Estado Federal e dos diferentes Estados da Somália a continuarem a cooperação a fim de permitir a conclusão de um processo eleitoral pacífico, inclusivo e transparente o mais cedo possível. É essencial para garantir um futuro positivo ao povo somalí”, declarou o documento.

Na sua mensagem ao Governo e povo rwandeses, por ocasião do 59.º aniversário da sua independência, Blinken frisou que o Rwanda demonstra o seu compromisso a favor da paz e de uma prosperidade  partilhada através do seu apoio aos esforços internacionais de manutenção da paz, da sua resposta à pandemia do coronavírus e de outros desafios em matéria de saúde, bem como dos seus esforços para promover as mulheres em termos de governação.

"Congratulamo-nos com a nossa colaboração contínua com o Governo rwandês para enfrentarmos a mudança climática, reforçarmos os sistemas de saúde pública, desenvolvermos  trocas pedagógicas, fazermos avançar os valores democráticos e de outros setores de interesse mútuo”, disse Blinken.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD  1julho2021