Estados Unidos encorajam rebeldes de Darfur para paz

Nairobi- Quénia (PANA) -- O secretário de Estado adjunto americano, Robert Zoellick, convidou terça-feira os rebeldes de Darfur (oeste do Sudão) a respeitar o cessar-fogo assinado, a cooperar com a Missão das Nações Unidas no Sudão (AMIS) e a renovar a sua dedicação às negociações de paz facilitadas pela União Africana (UA) em Abuja (Nigéria).
"Estamos impressionados pelos esforços que os países africanos, através da União Africana, desdobram, particularmente a AMIS, o que traduz uma vontade dos africanos de fazer o possível para ajudar a resolver a terrível tragédia de que sofre o povo de Darfur", disse o responsável americano.
O governo sudanês e os rebeldes acusam-se mutuamente de violar o cessar-fogo e existe actualmente uma profunda divergência no seio do Movimento para a Libertação do Sudão (SLM) que combate com o Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM) o governo de Cartum desde Fevereiro de 2003.
"O SLM deverá voltar à mesa de negociações com uma aproximação comum", declarou Zoellick à imprensa em Nairobi no termo dum encontro com os rebeldes de Darfur.
Acrescentou que "não podemos dar-lhes ordens, mas o SLM deverá ajudar-nos a resolver esta questão.
Pedimos aos rebeldes para divulgar claramente a sua posição.
Todos os parceiros internacionais transmitiram uma mensagem similar".
Por seu turno, Abdul Nur, que dirige uma das facções do SLM disse à imprensa em Nairobi que as divergências no seio do grupo deverão permitir a sua facção realizar os seus próprios programas sem a outra parte do movimento liderada por Mini Arko Minawi.
O secretário de Estado adjunto americano, que deverá efectuar uma visita a Darfur, advertiu do prosseguimento das violências nesta província ocidental do Sudão, afirmando que os rebeldes "não podem prosseguir esta violência".
As negociações de Abuja deverão retomar a 20 de Novembro próximo com vista a pôr termo ao conflito de Darfur que fez cerca de 180 mil mortos e dois milhões de deslocados.

09 Novembro 2005 12:04:00




xhtml CSS