Estados Unidos e Rússia discutem sobre retomada da administração na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os Estados Unidos e a Rússia, em colaboração com outros membros do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), discutem sobre uma nova resolução da instituição para retomar a administração da Líbia, soube-se de fonte segura em Tripoli.

Esta transição está prevista para um período de dois a oito meses, durante o qual vão decorrer as eleições legislativas e a formação dum governo líbio único a que incumbirá finalmente a administração dos negócios líbios, anunciou quinta-feira um alto responsável líbio, Ibrahim Mohammed Al-Hangari, num comentário divulgado no mesmo dia na sua página Facebook.

"Se esta informação for verdadeira, esta solução poderá ser a melhor para tirar a Líbia do impasse violento atual em que está, já que os Líbios não são capazes de resolver os seus próprios problemas", sublinhou Al Hangari.

Segundo o alto responsável líbio, as forças da ONU vão proteger as instituições líbias e reconstruir as forças armadas, os serviços de segurança públicos e a polícia em conformidade com as normas internacionais e sob a supervisão direta das autoridades interinas das Nações Unidas na Líbia.

No início da semana, o chefe do Governo líbio de Reconciliação Nacional, Fayez al-Sarraj, reconhecido pelas Nações Unidas, anunciou que as eleições presidenciais e legislativas deviam decorrer em março de 2018 para pôr termo à violência no país.

-0- PANA VAO/MA/FJG/JSG/MAR/DD 21julho2017

21 Julho 2017 12:17:20


xhtml CSS