Estados Unidos e África do Sul assinam acordo quadro de parceria sobre HIV/SIDA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos e a África do Sul assinaram, terça-feira, um acordo quadro de parceria que vai orientar os esforços futuros de luta contra o HIV/SIDA na África do Sul, indica um comunicado do Departamento de Estado americano..

O acordo foi assinado durante uma cerimónia em Washington DC, a capital americana,  pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Rodham Clinton, e pela ministra sul-africana da Cooperação e Relações Internacionais, Maite Nkoana Mashabane, de acordo com a fonte..

"Estamos num ponto em que a África do Sul inverte a tendência do HIV/SIDA. É um momento muito interessante e já passamos em revista os estudos feitos pelo Governo sul-africano que revelam que a infeção ao HIV recua nos jovens. Queremos fazer o possível para serrmos um bom parceiro", disse Hilary Clinton, citada no texto.

Esta parceria, que se inscreve no âmbito do Plano de Emergência do Presidente norte-americano (Barak Obama) para a Luta contra a SIDA (PEPFAR), prevê um programa estratégico comum de cooperação de cinco anos entre os dois Governos e outros parceiros, lê-se no comunicado.

A cooperação apoia os objetivos da estratégia nacional sul-africana de luta contra o HIV/SIDA, contribuindo ao mesmo tempo para os objetivos internacionais do PEPFAR em matéria da prevenção, assistência e tratamento da patologia.

Para apenas o ano de 2010, os financiamentos do PEPFAR permitiram a cerca de 92 mil adultos e crianças, na África do Sul, terem acesso ao tratamento, enquanto cinco milhões de Sul-Africanos foram depistados para o HIV e beneficiaram de um apoio psicossocial dos Estados Unidos.

O Presidente Barack Obama fez da luta contra a SIDA uma pedra angular da sua Iniciativa para a saúde Mundial.

Um princípio diretor desta iniciativa é o apoio à aproveitamento pelos países desta vantagem e, através deste quadro de parceria, os Estados Unidos vão ajudar a África do Sul a reforçar as suas capacidades para manter, a longo prazo, os seus progressos sobre o HIV/SIDA.

-0- PANA AA/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/DD      15Dez2010

15 Dezembro 2010 17:39:41


xhtml CSS