Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos defendem governo democrático na Tunísia

Washington, Estados Unidos (PANA)  - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken,  exprimiu o apoio  do seu país às aspirações do povo tunisino  a um Governo eficaz, democrático e reativo que protege os direitos humanos universais, garante a segurança e desenvolve as oportunidades económicas.

Esta declaração está contida num comunicado de imprensa que ele  publicou domingo para felicitar o povo tunisino por ocasião do 66º aniversário da Independência da sua nação e do 11º aniversário da Revolução Tunisina.

Blinken declarou que os laços entre os dois países estão baseados «  em valores comuns de democracia e direitos humanos enquanto fundamentos de uma sociedade livre, bem como em laços económicos e culturais de longa data”.

O alto diplomata norte-americano lembrou igualmente o papel histórico da sociedade civil tunisina, que recebeu o prémio Nobel da Paz de 2015 pelas suas contribuições para a construção de uma democracia pluralista, considerando-o como “um testemunho do verdadeiro caráter do povo tunisino”.

-0- PANA MA/BAI/IS/FK/IZ  20março2022