Estados Unidos concedem $ 300 milhões à RCA

Brazzaville, Congo (PANA) - A diretora do Gabinete dos Assuntos para a África Central do Departamento de Estado americano, Robin Meyer, anunciou em Brazzaville, durante uma conferência de imprensa, que a ajuda do seu país à República Centroafricana (RCA) é estimada em cerca de 300 milhões de dólares americanos.

"Somos os maiores contribuintes relativamente à manutenção da paz a nível das Nações Unidas", declarou quarta-feira Meyer, acrescentando que o apoio do Governo americano à Missão Internacional de Apoio à República Centroafricana (MISCA) e à Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Centroafricana (MINUSCA) era de 100 milhões de dólares americanos contra 150 milhões de dólares de assistência humanitária a este país da África Central.

Meyer saudou a mediação conduzida pelo chefe do Estado congolês, Denis Sassou N´Guesso na crise na RCA e felicitou a participação das tropas congolesas nas operações de manutenção da paz e segurança naquele país, nomeadamente no quadro da MISCA e da MINUSCA.

O Congo faz parte dos primeiros países a enviar tropas à República Centroafricana para garantir a paz e a segurança durante a instabilidade sociopolítico que sucedeu a partida do antigo Presidente François Bozizé.

Estimadas em cerca de um miliar, as tropas congolesas são constituídas por elementos das Forças Armadas Congolesas (FAC), da Gendarmaria e da Polícia Nacional.

O Congo apoia os esforços da RCA na organização de consultas na base para a realização do fórum de Bangui.

No entanto, a diretora do Gabinete dos Assuntos para a África Central do Departamento de Estado americano indicou que os Estados Unidos da América encorajavam os países da África Central a melhorar o seu clima de negocócio para investimentos económicos.

Relativamente à resolução dos conflitos na região, Meyer afirmou que o seu país trabalhava com a União Africana (UA), a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) para encontrar soluções pacíficas.

-0- PANA MB/TBM/MAR/TON 05fev2015

05 Fevereiro 2015 16:13:55




xhtml CSS