Estados Unidos concedem $ 3,4 milhões ao Tchad

N'Djamena- Tchad (PANA) -- Os Estados Unidos concederam uma ajuda de emergência de três milhões e 400 mil dólares americanos ao Tchad para apoiar as populações do leste do país que enfrentam um fluxo maciço de refugiados sudaneses de Darfur (oeste do Sudão), soube a PANA quarta-feira de fonte oficial em N'Djamena.
Este apoio financeiro abrange seis convenções com Organizações não Governamentais e com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) que implementarão projectos para reduzir a pobreza entre os refugiados, melhorar as suas condições de vida assim como assistir as populações tchadianas.
Estes projectos incluem a produção agrícola, a água e o saneamento, os cuidados primários de saúde, a segurança alimentar, a arborização e a horticultura, bem como a distribuição das sementes e a saúde animal.
De acordo com uma fonte da Embaixada norte-americana em N'Djamena, esta ajuda dos Estados Unidos destina-se unicamente aos projectos que visam as populações do leste do Tchad confrontados com o fluxo maciço dos refugiados de Darfur.
"O governo dos Estados Unidos através deste gesto humanitário concedido ao povo tchadiano deseja contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos refugiados e sugerir aos beligerantes uma solução pacífica e negociada", sublinha uma fonte diplomática norte-americana.
Esta ajuda norte-americana segue-se ao apelo lançado a 6 de Fevereiro de 2004 pelo governo tchadiano para um apoio internacional a favor dos refugiados provenientes de Darfur (oeste do Sudão) e das populações tchadianas do leste que os albergam.
Cerca de 200 mil sudaneses de Darfur refugiaram-se no Tchad desde o desencadeamento da guerra em Fevereiro de 2003 em Darfur.
Após um acordo de cessar-fogo assinado em Abril de 2004 em N'Djamena sob os auspícios do Tchad, as partes em conflitos na província de Darfur prosseguiram as negociações de paz em Abuja (Nigéria) sob a égide da União Africana (UA) que continuam ainda sem nenhum compromisso político coerente e definitivo.

13 Outubro 2005 19:01:00




xhtml CSS