Estados Unidos apoiam plano de ações de emissário da ONU na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos expressam o seu apoio ao Conselho Presidencial do Governo Líbio de União Nacional e ao plano de ações do novo emissário da ONU na Líbia para resolver a crise.

O apoio norte-americano foi expresso pelo seu secretário de Estado adjunto, David Thorne, ao  presidente do Conselho presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, durante um encontro  quinta-feira última na sede da Missão Líbia junto das Nações Unidas em Nova Iorque (Estados Unidos).

Os Estados Unidos apoiam o roteiro apresentado pelo enviado especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, disse o diplomata norte-americano neste encontro presenciado pelo ministro líbio dos Estrangeiros, Mohamed Siala.

O roteiro conduz às eleições presidenciais e parlamentares sob a égide das Nações Unidas.

Por sua vez, Al-Sarraj apresentou os últimos desenvolvimentos da situação política e económica na Líbia, saudando a parceria estratégica  com os Estados Unidos, o que, a seu ver, permitiu às forças líbias libertarem a cidade de Sirtes (centro) das garras da organização terrorista Daech.

Pediu ao seu interlocutor para apoiar o pedido da Líbia ao seu país para levantar parcialmente o embargo sobre as armas a fim de poder combater terroristas e permitir à Guarda Presidencial e à Guarda Costeira cumprirem tarefas que lhes foram confiadas, indicou sexta-feira o Gabinete de Informação do presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 24set2017

24 Setembro 2017 13:56:29


xhtml CSS