Agência Panafricana de Notícias

Estado de emergência novamente prorrogado na Tunísia

Tunis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Beji Caid Essebsi, prorrogou o estado de emergência em toda a Tunísia para mais um mês, a partir de 7 de dezembro de 2018 até a 5 de janeiro de 2019, anuncia um comunicado da Presidência da República tunisina.

O Presidente Essebsi tomou esta decisão após ter consultado o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia dos Representantes do Povo (Parlamento) sobre questões relacionadas com a segurança nacional, precisa o texto.

O estado de emergência foi anunciado na Tunísia a 4 de julho de 2015 na sequência de um atentado terrorista sangrento contra um hotel turístico na cidade costeira de Sousse, a 140 quilómetros a sul de Túnis, que fez 38 mortos, dos quais 30 turistas britânicos, refere-se.

Desde então, o estado de emergência é regularmente prorrogado.

As forças de segurança e do Exército da Tunísia estão em guerra contra o terrorismo, nomeadamente nos maciços montanhosos do centro-oeste do país, perto da fronteira com a Argélia, onde estão entrincheirados elementos terroristas.

Paralelamente, a insegurança continua na Líbia, onde milícias armadas representam uma ameaça à segurança na Tunísia, assinala-se.

-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/DD 06dez2018