Agência Panafricana de Notícias

Estado audita efetivos da Função Pública Beninense

Cotonou, Benin (PANA) – O Governo beninense auditará, nos próximos dias, os efetivos da Função Pública, com vista a um melhor controlo dos efetivos e das suas competências, soube-se esta segunda-feira de fontes próximas da Presidência da República.

A finalidade desta auditoria, confiada a um gabinete especializado, é estabelecer uma verdadeira gestão previsional dos empregos, dos efetivos e das competências, precisa-se.

Segundo estatísticas oficiais, o efetivo da Função Pública beninense aumentou de 40 mil 500 agentes em 2005 para 73 mil agentes em dezembro de 2015, nomeadamente pelo efeito de reconversão de trabalhadores em agentes contratuais do Estado, estimada em mais de 30 mil pessoas sem estatuto.

Apesar deste aumento sensível, a administração pública continua a exprimir necessidade contínuas e crescentes de pessoal e as necessidades acumuladas expressas por 10 Ministérios para o período 2016-2019 avaliam-se em 110 mil 765 agentes a contratar.

O gabinete encarregue da auditoria deverá propor iniciativas de soluções que permitam a reinstalação dos agentes, o reforço do emprego dos agentes em novas estruturas de acolhimento, com vista a uma melhor adequação perfil-posto.

-0- PANA IT/JSG/FK/DD 16jan2017